5.8.11

O ser humano é o mais evoluído dos seres?

Depende do ponto de vista, já que sob alguns aspectos a espécie humana se mostra mais evoluída, sob outros não.

Biologicamente, existem estruturas humanas que não são as mais superiores dentre todos os animais da Terra. O olho humano pode ser citado como exemplo.

Órgão tido por muitos como o mais perfeito da natureza, o olho humano é eficiente sim e desempenha sua função perfeitamente; no entanto, não é o olho supremo em alguns aspectos. A percepção de cores é um deles. O ser humano, sem problemas na percepção de cores, enxerga na faixa do vermelho ao violeta. Entretanto, alguns artrópodes podem enxergar além dessa faixa; as abelhas são sensíveis ao ultravioleta e o camarão-louva-a-deus pode captar tanto o infravermelho quanto o ultravioleta, além de detectar detalhes da polarização das ondas de luz (LOPES, 2009).

Lógico que nesse aspecto, esses artrópodes saem na frente, mas em outros o ser humano é superior. Foram anos e anos de evolução que modificaram as estruturas de forma que a espécie humana continuasse no planeta e, para a humanidade, uma foi fundamental, o desenvolvimento de cérebro.

A capacidade mental do ser humano permitiu que ele explorasse mais o ambiente e utilizasse o que ele oferecia para atender suas necessidades, entre outras habilidades.

A partir de então, foram criadas cidades e toda a sociedade humana, que às vezes não se mostra tão evoluída.

Normalmente as espécies, quando vivem em grupo, zelam pela segurança de todos, pois sabem que isso garante a sobrevivência da espécie. Mas o que se vê entre os humanos é um descaso com seu semelhante, onde fama, dinheiro e poder são prioritários e muitas pessoas passam por cima de seus companheiros de espécie para conseguir o que querem. Se falar que a espécie humana degrada a natureza onde vive e que lhe deu todos os recursos para ser a espécie que é hoje.

Sem dúvida, ISSO NÃO É EVOLUÇÃO!

No entanto, o cérebro que também permitiu ao homem prejudicar seus semelhantes e a natureza, também permite que ele se mostre bastante evoluído e digno das estruturas que possui: a espécie humana pode fazer algo a respeito, mudar suas atitudes e corrigir seus erros.

_____________________________________
REFERÊNCIA: LOPES, Reinaldo José. Além de Darwin: evolução: o que sabemos sobre a história e o destino da vida. São Paulo: Globo, 2009. p. 161-166.

2 comentários:

  1. Ótimo post, adorei o blog.
    Com certeza o ser humano não é nada evoluido, continua sempre prejudicando o meio ambiênte e a si mesmo.
    Parabéns.
    Beijos.

    Books E Desenhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Aline. As ações de muitas pessoas acabam manchando a espécie como um todo, que acabam não usando tudo o que a evolução lhes deu para fazer o que é certo...

      Excluir

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...